terça-feira, 28 de junho de 2011

PEIXES TROPICAIS GOSTAM DE ÁGUA MORNA

Você deve se lembrar do diagrama de Venn das aulas de matemática, não? O professor de filosofia, Marcus Victor, gosta de usá-los para estimular à lógica e o raciocínio dos alunos antes de passarem para assuntos mais complicados. Ele prepara os diagramas abaixo, e então pergunta aos seus alunos: “Quem consegue, com mais rapidez, descobrir qual a área do diagrama que representa peixes com caudas azuis e barbatanas amarelas que brilham no escuro, mas não vivem em águas frias?” Natalia é a primeira a responder corretamente. O que Natalia diz?


WESLEY SENTE O CHEIRO DE PIZZA

Wesley e seus pais visitam uma enorme casa no interior, com um labirinto no jardim. Quando os pais entram no labirinto, Wesley sai correndo atrás de seu cachorro, Mático. Agora ele acaba de achar o labirinto. Você consegue ajudar-lo a encontrar o caminho certo, começando no canto superior esquerdo até p canto inferior direito? Ele está bastante motivado para chegar ao outro lado, pois a cantina fica ao lado da saída do labirinto, e ele pode sentir o cheiro delicioso da pizza; por isso, você precisa ajudá-lo a encontrar o caminho mais rápido.


SUDOKU SIMBÓLICO

Você consegue preencher no lugar das letras a grade para que cada coluna e cada linha contenham apenas um símbolo de cada? Este jogo funciona exatamente igual a um Sudoku convencional, exceto pelos números, que foram substituídos pelos seis símbolos que se encontram na grade do jogo


A = ?             B = ?               C = ?               D = ?              E = ?               F = ?

G = ?             H = ?               I = ?               J = ?               L = ?               M = ?

N = ?             O = ?               P = ?               Q = ?              R = ?              S = ?              

T = ?

TÁBUA NUMÉRICA

Mesmo trabalhando Gabriel gosta de criar, durante o expediente, alguns problemas de lógica e matemática para exercitar sua mente. Como recepcionistas do hotel ZigZag, um de seus passatempo é reorganizar o quadro de chaves na seqüência mostrada na figura abaixo. Dessa vez, ele pediu ao seu colega Marcos que para decifrar a seqüência. Você consegue ajudar o marcos com a tarefa, substituindo os pontos de interrogação por números?



SUDOKU DE ROSA

Rosa preencheu com os algarismos 1, 2, 3 e 4 as oito casas que estão sem algarismo na tabela, de modo que em nenhuma linha e em nenhuma coluna aparecessem dois algarismos iguais. Qual a soma dos números que Rosa colocou nas casas marcadas com bolinhas pretas?




(A) 10                    (B) 11                     (C) 12
(D) 13                    (E) 14

AS BALANÇAS DE ENDYSSON

Endysson é fascinado por desafios de raciocínio que envolvem balanças, ele acha que esses desafios ajuda a desenvolver mais criatividade e lógica. Certa vez na aula de matemática ele desafiou seu professor Coke onde ele dava duas balanças em equilíbrio com queijos, iogurtes e sorvetes. (figura abaixo) Perguntando a seu professor:  

A. Cada sorvete vale quantos iogurtes? você consegue ajudar ao professor Coke a Vencer esse desafio?

B. João Victor é fascinado por ortografia da língua portuguesa e observou um erro no desafio de Endysson. Você consegue dizer onde está esse erro?