segunda-feira, 27 de junho de 2011

O POMAR DO FRANCISCO

O
Pomar do Francisco tem macieiras, pereiras, laranjeiras, limoeiros e tangerineiras,
dispostas em cinco filas paralelas, cada uma com uma única variedade de árvores, da seguinte maneira:
• as laranjeiras estão do lado dos limoeiros;
• as pereiras não estão do lado das laranjeiras nem dos limoeiros;
• as macieiras estão do lado das pereiras, mas não dos limoeiros, nem das laranjeiras.

Em que fila estão as tangerineiras?

(a) 1ª                  (b) 2ª                    (c) 3ª                     (d) 4ª                      (e) 5ª

CÉSAR E O BOLO

A mãe de César deu a ele as seguintes instruções para fazer um bolo:

- se colocar ovo, não coloque creme.
- se colocar leite, não coloque laranja.
- se não colocar creme, não coloque leite.

Seguindo essas instruções, César pode fazer o bolo com:

a.       A. Ovos e leite, mas sem creme.
b.       B.  Creme, laranja e leite, mas sem ovos.
c.       C. Ovos e creme, mas sem laranja.
d.       D. Ovos e laranja, mas sem leite e sem creme.
e.       E. Leite e laranja, mas sem creme.

BICICLETAS COM BUZINAS, CESTAS, LUZES E MARCHAS

Professor de filosofia Marcus Victor desenhou um diagrama de Venn para seus alunos do ensino médio. Ele pergunta: “Quem consegue ser o primeiro a descobrir quais áreas deste diagrama representam: 1. Bicicletas com buzinas e cestas que não têm luzes, nem marchas; 2. Bicicletas com luzes que não têm buzinas, nem cestas nem marchas; 3. Bicicletas com buzinas e luzes, mas sem cestas nem marchas?” Depois, ele pergunta: “Minha bicicleta tem uma buzina, marchas e luzes, mas nenhuma cesta. Que lugar ela ocupa no diagrama?”


A PIRÂMIDE II NUMÉRICA DO PROFESSOR COKE

Como um aquecimento para seus alunos mais velhos na aula de Matemática, o Prof. Coke montou uma pirâmide muito desafiadora, mostrada abaixo. Com exceção da linha de baixo (base da pirâmide), cada tijolo contém um número que é a soma dos dois números de baixo dele, de modo que F = A + B, e assim por diante. Você consegue descobrir todos os números que estão faltando?


A CAMINHADA NUMÉRICA DE ELÓI

Elói inventou uma “Caminhada Numérica” para testar Rebeca. Ele desenhou a grade numérica igual à da figura abaixo, no pátio do colégio, e pediu a Rebeca que conectasse todos os pontos adjacentes nos cantos dos quadrados, na grade, com uma linha contínua para formar uma “Caminhada Numérica”. “Assim como seu jogo”, diz a Rebeca, “algumas caixas, não todas, contêm números que lhes dizem quantos lados daquela caixa devem conter traços da linha”. (Se uma caixa estiver vazia, qualquer número de lados pode conter um traço.)


A PIRÂMIDE NUMÉRICA DO PROF. COKE

Como um aquecimento para seus alunos da aula de Raciocínio o Prof. Coke montou uma pirâmide, mostrada abaixo, para testar os cálculos lógicos e mentais desses estudantes. Com exceção da linha de baixo (base da pirâmide), cada tijolo contém um número que é a soma dos dois números de baixo dele, de modo que F = A + B, e assim por diante. Você consegue descobrir todos os números que estão faltando?

ZONA DOS NÚMEROS

Artista e matemático, Ivan criou uma seqüência de quatro conjuntos de nove números para sua instalação intitulada “Zona numérica”. Enquanto monta os quadros, decide testar seu colega e ajudante Alexandre, pedindo que escolha um dos cinco quadros (de A ate E, na figura abaixo) para completar o quarto quadro na “Zona Numérica”. Qual quadro Alexandre deve escolher?